Palestrantes

HOMENAGEM ESPECIAL

Marcio Reinaldo Dias Moreira

Foi Deputado Federal e prefeito de Sete lagoas. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é pós-graduado em Planejamento e Administração Pública e possui especialização em Saúde Pública. Obteve uma homenagem marcante em sua carreira como Prefeito de Sete Lagoas, o prêmio de "Prefeito Amigo da Criança", o prêmio mais respeitado no Brasil no setor, que reconhece os gestores municipais que honraram os compromissos assumidos com a Fundação Abrinq e melhoraram a vida das crianças e adolescentes em seus municípios. Alguns de seus vários projetos em sua administração como Prefeito de Sete Lagoas/MG que culminaram com essa premiação: O Programa Mexa-se “ Hábitos de Vida Saudável”, e sua a expansão que por meio de atividades esportivas e de saúde orientadas mobilizaram milhares de adolescentes e familiares de todas as regiões da cidade, a Estação da Juventude, o projeto Viva Jovem e o CEU no bairro Jardim dos Pequis equipamentos e ações que oferecem de forma Inter setorial inúmeros serviços culturais, esportivas e sócio assistenciais a centenas de jovens em áreas vulneráveis; a requalificação técnica e material dos Conselhos Tutelares e das Instituições de Acolhimento de Crianças e Adolescentes; a melhoria drástica do serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto, com grande ênfase na abordagem Inter setorial; a expansão da oferta de vagas nos distintos níveis de ensino, com ênfase na educação infantil; capacitação continuada dos docentes, com cursos de pós-graduação gratuitos .

A GRATIDÃO E ETERNO RECONHECIMENTO DA FAMILIA MEXA-SE!



Solenidade de Abertura

DAMARES ALVES (A CONFIRMAR DE FORMA ONLINE)

Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

No cargo de ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo do presidente Jair Bolsonaro desde 2019, Damares Alves cuida do Brasil com o aprendizado adquirido ao longo da vida como mãe, advogada, educadora e pastora evangélica. Paranaense de nascimento (em 1964) e nordestina de coração, Damares aprendeu com a dura realidade vivida pela população do Nordeste quando morou na Bahia e em Alagoas. Mais do que isso: ela decidiu lutar para melhorar a vida daqueles menos favorecidos, à margem da sociedade. No momento certo, optou pelo curso de Direito e, posteriormente, por Pedagogia. Após anos de estudo e dedicação, formou-se advogada pela Faculdade de Direito de São Carlos, e educadora pela Faculdade Pio Décimo. Em meados da década de 80, tornou-se uma das fundadoras do Comitê Estadual de Sergipe do Movimento Nacional Meninas e Meninos em Sergipe, que tem como principal função social a proteção de crianças em situação de rua. Atuou, ainda, no final da década de 80, na defesa dos direitos das mulheres pescadoras e trabalhadoras do campo. Damares também participou do movimento pró-vida e atuou no Congresso Nacional durante mais de 20 anos como assessora parlamentar. Considerada referência no combate à pedofilia e na proteção da infância, a ministra deu protagonismo a voz de milhares de crianças com deficiência vítimas do infanticídio indígena. Além disso, ela advogou voluntariamente por muitos anos para mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica. Foi com essa experiência na bagagem que há mais de dois anos Damares chegou ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Por meio de políticas públicas efetivas e ações estruturantes, o trabalho em prol dos direitos de mulheres, crianças, adolescentes, jovens, idosos, pessoas com deficiência, povos e comunidades tradicionais e da família vem sendo realizado. Sob seu comando, o Disque 100 e o Ligue 180 ampliaram as plataformas para denúncias de violação de direitos humanos. Agora, os serviços estão disponíveis em site e aplicativo, com atendimento por videochamadas em Libras, além de ser possível utilizar os canais no Telegram e no WhatsApp. Com a pandemia, o trabalho realizado pela ministra no comando do MMFDH foi ainda mais intensificado. Com uma secretaria inédita voltada para o fortalecimento da família, o ministério promoveu programas como o Município Amigo da Família e de Equilíbrio Trabalho-Família. Com investimento de R$ 1,4 milhão, foram disponibilizados 50 bolsas de estudo para mestrado e pós-doutorado para estudos sobre políticas públicas para a família em parceria com a Capes. As ações mostram que a frase “Ninguém fica para trás” é mais do que um slogan de governo praticado nos últimos anos, é uma realidade praticada com seriedade pela ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Diretos Humanos do Brasil.


Palestrantes Internacionais

NiCole Keith, PhD, FACSM

A Dra. NiCole Keith é uma pesquisadora de atividade física especializada em pesquisa participativa, baseada na comunidade com foco em equidade em saúde. Ela co-criou o programa de Comunidades e Escolas Residenciais Fisicamente Ativas (PARCS) - uma parceria entre as Escolas Públicas de Indianapolis, os Centros de Saúde Eskenazi Health Federally Qualified e a IUPUI. Este programa premiado oferece oportunidades de exercício para mais de 3.000 adultos e crianças que vivem em comunidades do centro de Indianápolis. Ela também desenvolve ações de ensino, pesquisa e aprendizagem para professores e alunos da IUPUI.

A Dra. Keith atuou como vice-presidente de associação, comunicação, educação e política do American College of Sports Medicine, uma função na qual identificou as melhores práticas e parcerias táticas para essa organização de mais de 55.000 membros. A Dra. Keith atua no Comitê Executivo do Plano Nacional de Atividade Física (NPAP), estabelecido por uma aliança de organizações nacionais que se uniram para promover a atividade física na população americana. Ela preside o Comitê de Diversidade da NPAP responsável por examinar a NPAP com um foco especial em questões relacionadas a disparidades de saúde e equidade em todos os setores do plano. Sua pesquisa atual examina maneiras de melhorar a aptidão física e a saúde à medida que os indivíduos envelhecem. Ela dedicou sua carreira a influenciar positivamente os resultados de saúde para residentes da comunidade com dificuldades socioeconômicas.

“Eu vi o que a atividade física poderia fazer para tornar as pessoas mais saudáveis de tantas maneiras. Eu soube aí que eu não queria mais uma cientista do banco, mas preferivelmente, uma pesquisadora da atividade física.”


Profa. Dra. Carla Maria Teixeira

Carla Maria Teixeira, Professora Auxiliar na UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). Doutorada em Psicologia. Fulbright Scholar no Pre-Academic Program na University of New York e no MS na Clemson University (EUA) em Parks, Recreation, and Tourism Management com especialização em Therapeutic Recreation. Licenciada em Educação Física e Desporto com especialização em Psicologia do Desporto. As suas áreas de pesquisa são: Atividade Física e Saúde com particular interesse na área da saúde mental, nomeadamente na relação entre lazer e saúde. Mais recentemente tem vindo a desenvolver estudos na área das relações entre estilos de vida saudáveis, tecnologias e saúde mental. Colabora com o Laboratório de Realidade Virtual MASSIVE do INESCTEC onde desenvolve trabalhos na área Life Style, Technology and Health.


Prof. Dr. Claudio L. Battaglini, Ph.D.

Claudio L Battaglini, PhD., FACSM, é professor titular de Ciências do Exercício e do Esporte (Especialização em Fisiologia do Exercício) e membro efetivo da prevenção e controle do câncer no Linebarger Comprehensive Cancer Center da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (UNC) e um membro do American College of Sports Medicine. A pesquisa do Dr. Battaglini enfoca os efeitos do exercício agudo e crônico no funcionamento fisiológico, psicológico e físico em pacientes com câncer. Ele dirige o Programa de Pesquisa em Câncer de Mama Get REAL & HEEL, Laboratório de Pesquisa em Oncologia do Exercício, e é o coordenador de pós-graduação para a especialização em fisiologia do exercício na UNC. Nos últimos 12 anos, o Dr. Battaglini recebeu mais de 20 bolsas de pesquisa financiadas e publicou mais de 180 artigos de revistas científicas e resumos científicos e cinco capítulos de livros didáticos relacionados ao exercício de oncologia. Em 2015, o Dr. Battaglini recebeu o Prêmio de Distinção em Serviços da UNC 2015 da C. Knox Massey, Escritório do Prêmio de Bolsa de Estudos Engajado da UNC para a Pesquisa da UNC, e foi incluído na The Frank Porter Graham Honor Society. Antes do envolvimento do Dr. Battaglini na pesquisa de oncologia do exercício, ele era um treinador esportivo de nível internacional, com alguns de seus atletas alcançando status de Campeão Mundial, status de Campeão Panamericano e aparições em Jogos Olímpicos. Departamento de Exercício e Ciências do Esporte, 105 Fetzer Hall, CB # 8700, Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Chapel Hill, NC 27599-8700, claudio@email.unc.edu.


Prof. Dr. José Jacinto Vasconcelos Raposo

Professor Catedrático em Psicologia do Desporto, Exercício e Saúde. Possui graduação em Psicologia - University Of Massachusetts at Boston (1982), dupla graduação em Psicologia e Antropológica - University Of Massachusetts at Boston (1982), mestrado em Masters of Arts in Applied Medical Anthropology - Boston University (1989) e doutorado em Ciências do Desporto/ Psicologia do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1993). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, motivação, auto-estima, depressão, ansiedade, bem-estar psicológico e bem-estar subjetivo. É membro dos grupos internacionais de pesquisa: Psychology of Health, Exercise and Sport International Research Group; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde , Saúde Ocupacional e Mídia - GIPESOM da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e com o Depression and Anxiety Research Center at Harvard Medical School.


Prof. Dr. António José Rocha Martins da Silva

Professor Catedrático do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da UTAD. Graduado pela UTAD em 1993; Pós-Graduação na FADEUP em 1995; Mestrado Europeu em Treinamento Esportivo de Alto Rendimento pela FMH-UTL em 1997; Doutorou-se na UTAD em 2001, com uma dupla licenciatura pela Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica. Vice-Reitor de Investigação e Inovação (2013-2016) e Pró-Reitor de Desenvolvimento e Internacionalização da UTAD (2007-2013); Diretor do Centro de Pesquisa em Esportes, Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano da UTAD (CIDESD, 2007-2013). Orientou mais de 134 teses: 70 teses de pós-graduação, 38 teses de mestrado e 26 teses de doutorado, e já produziu mais de 300 títulos acadêmicos: 50 livros e capítulos de livros; 132 artigos publicados em Science Citation Index Journals; 99 artigos em revistas internacionais indexadas revisadas por pares; e 45 artigos em revistas nacionais indexadas revisadas por pares. Presidente da Associação Portuguesa de Treinadores de Natação (2005-2009); Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Especialistas em Natação (2008-2012); e é Presidente da Federação Portuguesa de Natação desde 2013. Membro do Conselho Nacional de Educação e Desportos.

Para mais informações, consulte: https://silo.tips/download/curriculum-vitae-antonio-jose-rocha-martins-da-silva-sumula



Prof. Dr. Mark Stoutenberg, PhD, MSPH

MS em Saúde Pública: University of Miami, é Doutor em Fisiologia do Exercício: University of Miami, Bacharel em História: Columbia University, Membro do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), da Society for Behavior Medicine e da Associação de Saúde Pública do Tennessee (TPHA), Oficial de Programa e Coordenador Global de Exercício é Medicina (EIM), a iniciativa de assinatura do ACSM, Ex-vice-presidente e membro da diretoria da Sociedade Nacional de Atividade Física e Consultor da Cabarrus Health Alliance (Condado de Cabarrus, Carolina do Norte), no qual eu forneço orientação sobre o subsídio do CDC REACH (Abordagens Raciais e Étnicas à Saúde Comunitária) incluindo consultas sobre a implementação do programa, treinamento e educação de equipes de saúde, desenvolvimento de materiais de programa, e avaliação da implementação do programa, Membro do Conselho, Live Healthy Little Havana (Pequena Havana, FL), Ex-diretor e treinador principal de vários programas de treinamento de triatlo e maratona no sul da Flórida Membro do Conselho Consultivo, Parks and Recreation Citizen Advisory Committee, Condado de Miami Dade
https://www.utc.edu/health-human-performance/public-health/pdfs/stoutenbergcv.pdf


Palestrantes Nacionais


Deputada Federal Alê Silva

Deputada Federal (PSL) Advogada e Perita Contabil, Euro Advocacia, Coronel Fabriciano , MG, 2000 - 2000. Cursou Direito, Fadivale - Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, MG, Governador Valadares , 1996 - 2000; Contabilidade, Uniube - Universidade de Uberaba, MG, Uberaba , 2008 - 2012; Atuaria, PUC - Pontifícia Universidade Católica de Brasília, DF, Brasília , 2012 - 2014.



Profa. Dra. Amanda Alves da Silva

Possui licenciatura e graduação em Educação Física pela Universidade Católica de Brasilia (2012), Mestrado (Bolsista PROSUP - CAPES/UCB - 2015) e doutorado em Gerontologia pela UCB (2020). Foi aluna de Iniciação Científica do Projeto de Exercício Físico, Síndrome Metabólica e Envelhecimento. Atualmente participa do Núcleo de Pesquisa e Instrumentos Psicométricos, é colaboradora da firma de Assessoria e Consultoria Estatística Fácil e é professora do Centro Universitário Projeção (Uniprojeção). Experiência profissional com ênfase em Envelhecimento e Atividade Física/Exercício Físico e Psicometria e nas disciplinas Educação Física Escolar, Ginástica Rítmica, Ginástica Geral, Ginástica Artística, Metodologia das Atividades Aquáticas, Metodologia do Voleibol, Corporeidade, Primeiros Socorros, Recreação e Lazer, Aspectos teóricos e metodológicos da Educação Física, Anatomia Geral, Bases, métodos e técnicas de avaliação em educação física, Epidemiologia e Bioestatística, Estágio Supervisionado em Educação Física, Aprendizagem e Desenvolvimento Motor.



Prof. Ms. Amario Lessa Junior

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1989) e mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2003). Doutorando em biotecnologia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros com dedicação exclusiva Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em atividade física e saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física habitual, qualidade de vida, sedentarismo, índice de massa corporal e saúde.



Prof. Dr. André Dias de Oliveira Fernandes

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1989); Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2003); Doutorando em Ciência do Desporto - UTAD/Portugal; Especialista em Atividades de Academia e Grupos especiais; Autor de livros em Educação Física e Fisioterapia; Membro do LABIMH (Laboratório de Biociências da Motricidade Humana), Membro do COBRASE (Colégio Brasileiro de Esportes); Membro do SBFEX (Sociedade Brasileira de Fisiologia do Exercício); Membro do SBB (Sociedade Brasileira de Biomecânica); Diretor do LABBS (Laboratório de Body Science); Coordenador do LABBIO (Laboratório de Biomecânica da Univ. Estácio de Sá); Professor de cursos de pós graduação por todo Brasil; Professor de Diversos Congressos, cursos de atualização e capacitação nacionais e internacionais; Coordenador Pedagógico da FIEP; Gestor e coordenador de diversos congressos pelo Brasil; Gestor de diversas empresas pelo Brasil; Presidente do CREF1 (RJ/ES) - Conselho Regional de Educação Física; Diretor da Empresa Body Club; Apresentador do programa de TV FIT SAÚDE e comentarista de diversos programas de TV

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/4742110449319834



Profa. MSc. Angela Moreira

É design e ducacional na produção de cursos na modalidade a distância desenvolvidos pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência na Faculdade de Medicina da UFMG. Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá. Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da educação a Distância, pela UFF. Especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas. Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica.



Prof. Bernardo Luiz Brahim Cortez

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (2008) e graduação em Educação Fisica pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Atualmente é professor de Educação Básica no primeiro cargo PEB II C e também no segundo cargo PEB II A, lotado na SECRETARIA DE ESTADO DE educação DE MINAS GERAIS, professor do Centro Universitário do Planalto de Araxá e atuou como professor da Associação Educacional de Coromandel. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Personalizado e de Equipes, Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fibromialgia, treinamento personalizado, ginástica laboral, treinamento de mountain bike, avaliação física. Sócio-proprietário da Academia e Clínica de Reabilitação Física Bernardo Brahim em Araxá. Atua também como Fisioterapeuta na área de reabilitação em traumatologia e ortopedia. É socio-proprietário da Bernardo Luiz Brahim Cortez ME, micro empresa na área do fitness.



Profa. Bruna Rodrigues de Oliveira

Professora de Educação Física graduada Licenciada em 2011 pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM) . Bacharel em Educação Física desde 2018 pelo Centro Universitário Claretiano em Belo Horizonte. Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2018. È Professora de Educação Física Efetiva na Escola Estadual “Maria Amâncio” em Sete Lagoas, no estado de Minas Gerais. Atou como Professora no PROGRAMA MEXA-SE : Hábitos de Vida Saudável e Mexa-se Laboral em Sete Lagoas de 2013 a 2016. Hoje atua auxiliando na consultoria e implantação em outras cidades brasileiras juntamente com o professor Dr. Jaime Tolentino de Miranda Neto. Professora de Aulas Coletivas com os cursos: Zumba Básico 1 e 2, Zumba Gold ., Move Dance- Ritmos do Brasil (Instrutora desde 2016), Supervisora da metodologia Move Dance desde 2019.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/5626482766240697



Profa. Dra. Carina de Sousa Santos

Nutricionista com atuação em pesquisa, no ensino e profissional na área de formação. Atuação em Pesquisa: Doutora em Ciências Fisiológicas (UFVJM - 2018) e Mestre em Nutrição (UFSC - 2013). Atualmente pesquisadora em estágio pós-doutoral (início em 2018 - UFVJM) no projeto fomentado pelo Ministério da Saúde e CNPq (chamada nº 13/2017) no desenvolvimento de estratégias inovadoras e efetivas de comunicação e promoção do Guia Alimentar para a População Brasileira. Atuação em Ensino: experiência docente em ensino de disciplinas básicas e aplicadas, orientação de estágio, de iniciação científica e de trabalho de conclusão de curso. Possui pós-graduação latu sensu em - A Moderna educação: metodologias, tendências e foco no aluno- (PUCRS - 2019). Experiência profissional: desde o ano de 2013 até o momento (CRN 14736) atua como nutricionista no atendimento individual e populacional com vasta experiência em avaliação e diagnóstico nutricional, prescrição dietética, prevenção e promoção de saúde. Áreas de expertise: avaliação e diagnóstico nutricional, prescrição dietética, nutrição esportiva, saúde pública, ações de nutrição e alimentação



Prof. Dr. Carlos Eduardo Campos

Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais - EEFFTO/UFMG. Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais - EEFFTO/UFMG. Mestrado em Educação Física pela Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais - EEFFTO/UFMG. Doutorado em Ciências do Esporte Pelo Departamento de Phs-Graduagao em Ciências do Esporte da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais - EEFFTO/UFMG. Doutorado Sanduiche em ’Medical EMG analysis, recovering and strengthening complex hand and reaching skills’ at Biomedical Engineering of Northwetern Universiy and at Shyrlei Ryan Abiliy Lab Hospital of Chicago. Professor do Curso de Educação Física da Universidade de Itaúna. Gerais Integrante da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor -SOCIBRACOM. Pesquisador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora - GEDAM/EEFFTO.



Carol Canabrava

Natural de Sete. Formada em publicidade e propaganda Presidente Nacional do Avante Mulher, Vereadora na cidade de Sete Lagoas – MG. Está entre as 27 mulheres que construíram junto ao Ministério da Mulher as ações nacionais para a participação da mulher na política nas eleições municipais 2020; Embaixadora em Sete Lagoas da campanha nacional sinal vermelho contra violência doméstica. Defendo a valorização da mulher e participação nos espaços de decisão. Defensora do Programa Mexa-se em Sete Lagoas.

Para mais informações, consulte: Email: vereadora.carolcanabrava@camarasete.mg.gov.br



Carolina Guimarães Marra Nascimento

Graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG. Especialização em Saúde Coletiva pelo Centro de Estudos Odontológicos – CEO-IPSEMG. Especialista em Políticas e Gestão da Saúde e Coordenadora de Promoção da Alimentação Saudável e Adequada e Atividade Física da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.



Prof. Dr. Claudio Augusto Boschi

Empresário; Consultor em Administração Esportiva; Membro do Conselho Federal de Educação Física - CONFEF (2000); Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região - CREF6/G (1999); Professor Universitário - Ética Profissional em Educação Física, Legislação Esportiva, Políticas Publicas de Esporte e Lazer, Políticas Ambientais Desportivas; Presidente do Instituto Casa da Educação Física (2000); Membro-Convidado do Conselho dos Dirigentes de Instituições Superiores de Ensino em Educação Física em Minas Gerais - CONDISEF/MG (1999); Editor de Publicações Técnico-científicas na área de Educação Física, Esportes e Lazer; Delegado em Minas Gerais da "Fedération Internacionale d` Éducation Physíque" - FIEP (2006); Presidente do Colégio de Presidentes de CREFs e CONFEF (2008); Membro da Comissão de Direito Desportivo OAB/MG (2010). Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialização em Treinamento Desportivo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Doutorado junto à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.



Prof. Dr. Dartagnan Pinto Guedes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1974), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado em Condição Física e Saúde pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (1997). Professor-Associado aposentado do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina, Paraná (1980-2011). Atualmente é professor-titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Relacionada à Saúde, criado em 1994, atendendo 3 linhas de pesquisa: (a) comportamento de risco para a saúde; (b) exercício físico para promoção/conservação da saúde; e (c) programas de ensino no campo da Educação Física. Desde 1998, é bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Exerce a função de revisor e possui artigos publicados em periódicos científicos de impacto nacional e internacional. É autor de livros em sua área de atuação e assessor científico no desenvolvimento de softwares direcionados à avaliação/prescrição de exercício físico.



Deputado Federal Domingos Sávio

Deputado Federal, Bacharel Medicina Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, MG, Belo Horizonte , 1979 - 1983; Pós-Graduação em Direito Público, Faculdades Integradas do Oeste de Minas - FADOM, MG, Divinópolis , 2004.EX-Vereador(a), Divinópolis , MG, Partido: PSDB, Período: 1993 a 1996; Prefeito(a), Divinópolis , MG, Partido: PSDB, Período: 1997 a 2000; Deputado(a) Estadual , MG, Partido: PSDB, Período: 2003 a 2007; Deputado(a) Estadual , MG, Partido: PSDB, Período: 2007 a 2011.Atividades Profissionais e Cargos Públicos:Produtor Rural, Fazenda Florada, Divinópolis , MG, 1978; Médico Veterinário, Autônomo, Divinópolis , MG, 1983.Atividades Sindicais Representativas de Classe Associativas e Conselhos:Presidente, Cooperativa Agropecuária de Divinópolis, Divinópolis , MG; Presidente, Cooperativa de Crédito Rural de Divinópolis - Crediverde, Divinópolis , MG; Presidente, Sindicato Rural de Divinópolis, Divinópolis , MG, 1986 - 1989; Conselheiro, FAEMG, Belo Horizonte , MG, 1988; Conselheiro, Conselho de Desenvolvimento de Divinópolis , MG, 1989; Conselheiro, Crediminas, Belo Horizonte , MG, 1990; Conselheiro, OCEMG, Belo Horizonte , MG, 1990; Vice-Presidente, OCEMG, Belo Horizonte , MG, 1990 - 1994; Conselheiro, CEMIL, Campo Belo , MG, 1993; Presidente, Cooperativa Agropecuária de Divinópolis, Divinópolis, MG; Presidente, Cooperativa de Crédito Rural de Divinópolis (Crediverde), Divinópolis, MG; Presidente, Sindicato Rural de Divinópolis, Divinópolis, MG, 1986-1989.



Profa. Elizete das Dores Cassimiro

Profissional de Educação Física pela Universidade Católica de Brasília- UCB. Cursos de especialização na área Recreação e Lazer. Licenciatura em zumba – ZIN TM NOW – ZUMBA INTERNATIONAL. Professora de dança, jazz e zumba no Colégio Isaac Newton – RIACHO FUNDO II. Professora (instrutora de dança, Jazz, zumba) EMPRESA ENDORFINA ESPORTES. Gerente Administrativo de unidade no Centro de Formação em Handebol e Esportes-CFH/DF. Secretária, Recreadora e Coreógrafa no Grupo Ciranda Promoções e Eventos

Para mais informações, consulte: Email: elizete.teti@gmail.com



Erica Pereira Alves Beltrame

Assistente Social, Especialista em Gestão Ambiental pela Unileste/MG, Especialista em Gestão Pública Municipal pela UFV/MG. Atuou como coordenadora do Centro de Convivência para Idosos - Movimento da Terceira Idade em Ipatinga/MG, Centro de Convivência Vivaidade em Coronel Fabriciano/MG, possui experiência como coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS do Município de Coronel Fabriciano/MG e como docente e coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade Pitágoras e Faculdade Única em Ipatinga/MG. Atualmente está gerente da Proteção Social Básica da Secretaria de Governança de Assistência Social em Coronel Fabriciano/MG.



Ernany de Oliveira Duque Junior

Graduado em Fisioterapia pela UNEC, Pós - Graduado em Gestão Hospitalar pela ESP-MG, Graduando em Gestão em Saúde pela PUC/Minas. Experiência em Gestão Pública, com atuação na Coordenação do Núcleo de Redes da SRS de Coronel Fabriciano, Gestão em Saúde da Secretária Municipal de Saúde de Caratinga, Coordenador do setor de regulação da Secretária Municipal de Saúde de Timóteo e Secretário Municipal de Timóteo. Atualmente, respondo pela Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano.



Evanir de Oliveira Nunes Piqui

Vereadora, Secretária de Saúde do Município de Gouveia / MG, atuou como professora no Instituto Dom Serafim na cidade de Corinto – MG por cinco anos, participou da implantação do Sistema Único de Saúde – SUS – em diversos municípios mineiros. Integrou o poder legislativo na câmara municipal de Gouveia, e de outros municípios, com experiências muito exitosas, realizou vários cursos de gestão pública em saúde, priorizando sempre o cuidado com a vida do ser humano.



Prof. Dr. Francisco José Gondim Pitanga

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador(1981), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria(1998), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia(2004) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina(2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Bahia, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Revisor de periódico da Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), Membro de corpo editorial da Motricidade (Santa Maria da Feira), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso), Revisor de periódico da Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Epidemiologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Indicadores Antropométricos de Obesidade, Risco Coronariano, Índice de Conicidade.



Prof. Esp. Geraldo Filho

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UEPB; Auto do Livro Treinamento Físico Aplicado à Ginástica Coletiva ( em finalização); Especialista em aulas coletivas;; Pós Graduado em Musculação e Personal FMG; Pós Graduado em Treinamento Desportivo FIP; Pós Graduado em Fisiologia do Exercício FIP; Pós Graduando em Gestão Estratégica de Marketing e Mídias Sociais. Instituto Pro saber; Criador da Metodologia de treinamento Gym Fit ; Colaborador do WF SCHOOL – O Portal do Trainamento Coletivo; Colaborador da Revista Empresário Fitness & Health SP - TOP FIEP 2014; Professor de diversos cursos (ENAF, CONAFF, CONCEFS, ENORF, CONGRESSO CARIOCA ENAFS) pelo Brasil; Palestrante sobre Exercício, Saúde & Qualidade de vida para diversas empresas.



Profa. MSc. Gisele Marcolino Saporetti

Integra a coordenação Técnico-Pedagógica da Educação Física do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da UFMG. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.



Profa. Dra. Gislane Ferreira de Melo

Doutora em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2008). Atualmente é professora titular da Universidade Católica de Brasília no Curso de graduação em Educação Física e nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia e Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Envelhecimento, Estereotipos, Esquemas de Gênero, Individualismo-Coletivismo, Psicologia Desportiva e Imagem Corporal. Trabalha como consultora de delineamentos de pesquisas, elaboração de instrumentos e Bioestatistica.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/5065099645935473



Deputada Federal Greyce Elias

Deputada Federal - 2019-2023, MG, AVANTE. Emepresária, Bacharel Direito, Centro Universitário Do Triangulo - Unitri, MG, Uberlândia , 2002 - 2006. Advogada / Consultora, Queiroz Elias Sociedade Individual de Advocacia, Nova Lima , MG, 2018. Vereador(a), Patrocínio , MG, Partido: PRB, Período: 2013 a 2016. Vice-Líder, AVANTE, 28/05/2019 - 06/08/2019; Vice-Líder, AVANTE, 02/10/2019 - 02/10/2019; Vice-Líder, AVANTE, 06/11/2019 - 06/11/2019; Vice-Líder do Governo, 30/09/2020.

Para mais informações, consulte: E-mail: dep.greyceelias@camara.leg.br



Profa. Dra. Heloisa Thomaz Rabelo

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialização em personal trainer, atividades motoras em academia, mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é professora adjunto do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, com dedicação parcial (30 horas).Coordena o Projeto de extensão com idosos "Atividade em Movimento", supervisiona estágio curricular e desenvolve pesquisas nas áreas de genética, envelhecimento, hipotensão pós exercício e fisiologia do exercício. Membro do NDE e do Conselho de Curso.Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: gerontologia, atividades em academia, fisiologia do exercício, planejamento metodológico da atividade física.



Prof. Henrique Reis Souza Santos

Professor de Educação Física graduado em Licenciada em 2017 pela Universidade Federal dos Vales Do Jequitinhonha e Mucuri, Bacharel em Educação Física pela Uniasselvi Polo Curvelo em 2018. Professor de Educação Física pela Prefeitura Municipal de Diamantina. Atuo como Professor de Dança e Hidroginástica na Academia Movimento, Coordenador e Professor no PROGRAMA MEXA-SE: Hábitos de Vida Saudável na cidade de Diamantina.



Prof. Ms. Hugo de Luca Corrêa

Professor de Educação Física, licenciado e bacharel pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente bolsista (PROSUC/CAPES) de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Católica de Brasília. Membro do Grupo de Estudos sobre Fisiologia e Biologia Molecular do exercício aplicado à clínica e performance.

Para mais informações, consulte: https://www.escavador.com/sobre/197379530/hugo-de-luca-correa



Deputado Federal Igor Timo

Deputado Federal, Técnico em Informática, Cotemig, MG, Belo Horizonte, 1998 - 1999; Ciência da Computação, FUMEC, MG, Belo Horizonte, 2006 - 2008. Coordenador de Operação e Manutenção de Redes, Polícia Civil de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2001 - 2001; Diretor-Geral, TBI, Belo Horizonte, MG, 2005 - 2005. Presidente, Associação das Empresas Prestadoras de Serviço do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte , MG, 2016 - 2018.



Prof. Dr. Janir Alves Soares

Reitor da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM, Graduado em Odontologia pela FAFEOD (1990), Mestrado (1999) e Doutorado (2003) em Endodontia (UNESP). Pós-Doutorado (2010) em Microbiologia Bucal (ICB/UFMG). Reitor da UFVJM (2019). Professor Associado IV (2017-Atual). Diretor Pesquisa/PRPPG (2015). Diretor de Registro e Controle Acadêmico/PROGRAD (2016). Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão/UFVJM/Hospitais Conveniados - DEPE/UFVJM (2017-2018). Delegado Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (2017-2018). Coordenador EAD (2005/2006). Coordenador Pós-Graduação Latu Sensu (2001-2006). Chefe Departamento Odontologia (2004-2005; 2010-2011). Vice-Diretor FCBS/UFVJM (2015); Vice-Diretor FCS/FAFEID (2006-2007). Membro Comissões: CICT (2001-2007); CPA (2004-2005); CPPD (1993-1996; 2003-2007). Regimentos (2007; 2013). Representatividade: Conselho de Curadores da FUNDAEPE: (2006-2008); Conselho de Curadores UFVJM (2002-2004; 2006-2007; 2012-2013), Conselho Deliberativo FUNDAEPE (2011-2013; 2015-2016). CONSU (1989; 2005-2006; 2013). Membro Coordenadoria Geral de Pesquisa (1998-2001); Membro Coordenadoria Geral Pós-Graduação (2003-2007); Membro Editorial Periódico. Revisor de periódicos. Linhas de pesquisa: Biomateriais Endodônticos, Antissepsia, Endodontia Clínica e Traumatismo Dentário. Projetos de Extensão: Promoção de saúde e qualidade de vida à crianças e adolescentes socialmente vulneráveis institucionalizados. Atenção à saúde de estudantes universitários/PROACE. Membro Lions Clube Distrito LC-4. Orientador Mestrado PPGODONTO (2010-2014). Líder de grupo de Pesquisa na UFVJM. Bolsista Produtividade CNPq (2009-2010).



Prof. Johnson Rodrigues

Professor na empresa Academia Iate Clube, Personal training na empresa Personal trainer, Professor Coletivas na empresa Cia Athletica Brasília, Diretor Técnico / Master Trainer Flyboot Fusion na empresa FLYBOOT, Idealizador e Diretor na empresa Canal Resistência Fitness, Trabalhou como Personal training na empresa Academia Body Tech, Trabalhou como Fitness professional na empresa World Gym, Trabalhou como Teacher na empresa Corpo 4, Estudou Educação Física na instituição de ensino Universidade Católica de Brasília, Frequentou Centro Educacional 01 do Núcleo Bandeirante - DF, Mora em Brasília



Jose Geraldo da Silva Coutinho

Formação Superior em Sistemas de Informação pela Faculdade Cenecista de Sete Lagoas/MG, Responsável pelo sistema Informatizado do Programa Mexa-se Brasil, Especialização em Gestão em Tecnologia da Informação e MBA em Gestão de Negócios pelo IETEC/MG. Profissional atuante na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação. Consultor em desenvolvimento e implantação de Sistemas de Gestão (ERP), Aplicativos Mobile e Business Intelligence. Experiência no Ensino Superior como coordenador e docente dos Cursos de Administração de Empresas e de Sistemas de Informação.



Letícia Fernandes Godinho

Advogada e gestora pública, co-autora do Livro Direitos Fundamentais das pessoas em situação de rua, atualmente Secretaria de Governança de Assistência Social de Coronel Fabriciano.



Liliany Mara Silva Carvalho

Secretária Municipal de Saúde de Diamantina/MG, Doutoranda em Saúde Coletiva pela Instituição Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Instituo René Rachou no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2015). Pós- Graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Alcool e Outras Drogas) pela Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI (2010). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG (2008).

Para mais informações, consulte: E-mail saude@diamantina.mg.gov.br



Prof. Dr. Lucas de Assis Pereira Cacau

Fisioterapeuta pela Universidade Católica de Petrópolis-RJ (2003); Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe; Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto pela Assobrafir/COFFITO; Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela UCB-RJ. Atualmente é Diretor da Regional Sergipe da ASSOBRAFIR, Sócio-diretor da Clínica Intervent - SE e líder do GREAS (Grupo de Estudo em Apneia do Sono).

Para mais informações, consulte: https://www.escavador.com/sobre/7354140/lucas-de-assis-pereira-cacau



Dra. Luzia Toyoko Hanashiro e Silva

Médica, atualmente, lotada na Gerência de Promoção à Saúde/ Diretoria de Promoção e Vigilância à Saúde/SMSA e Coordenadora do Programa Lian Gong em 18 Terapias no SUS/BH. Ocupou os seguintes cargos: Médica no INAMPS no PAM Sagrada Família, Gerente do PAM (URS) Sagrada Família, Gerente do Distrito Sanitário Leste, Secretária Regional de Serviços Sociais Leste, Secretaria Adjunta da Secretaria de Direitos de Cidadania. Funcionária efetiva da Prefeitura de Belo Horizonte. Curso de formação de instrutor de Lian Gong em 18 Terapias em 2007. Sempre participou dos movimentos em defesa da construção e consolidação do SUS.



Profa. Ms Lysleine Alves de Deus

Licenciada (2010) e Graduada (2011) em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Pós-Graduação Latu Sensu em Fisiologia do Exercício (2016) pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre em Educação Física na Universidade Católica de Brasília (Bolsista CAPES/PROSUP). Participa do grupo de estudo do Laboratório de Exercício e Doenças Crônicas (LeDoc).

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/6575149080313097



Prof. Dr. Marcos Antonio Pereira dos Santos

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí, com Aperfeiçoamento em Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo pela Universidade de Moscou - Rússia, Especialização em Atividade Física e Saúde-UFPI, Doutor na Área de Biotecnologia-RENORBIO. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Biofísica e Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Exercício, Treinamento Desportivo, Controle de Dopagem no Esporte e desenvolvimento de Sensores e Biosensores na área de Bioeletroquímica.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/8981790396061410



Marcos Vinicius da Silva Bizarro

Prefeito de Coronel Fabriciano, Presidente do Cisvales, Vice-presidente da Associação Mineira de Municípios - AMM, Vice-presidente do G100 - Grupo das cidades acima de 100 mil habitantes com baixo IDH, Nasceu em Taquari, RS. Tem 45 anos é casado com Dra. Stella Nunes Bizarro e tem 1 filha. É Médico Geriatra e está na política desde 2008, quando se candidatou a vereador.



Profa. Dra. Marley Pereira B. Alvim

Doutora em Ciências do Desporto, pela Faculdade de Desporto - Universidade do Porto, Portugal - 2009 (diploma validado pela Universidade Federal de Minas Gerais). Possui mestrado em Desenvolvimento da Criança pela Universidade Técnica de Lisboa/ Faculdade de Motricidade Humana - 2001 (diploma validado pela Universidade Católica de Brasília). Pós-Graduada em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Juiz de Fora - 1993. Graduou em Educação Física (licenciatura e bacharelado) em 1989 pelo Instituto Católico de Minas Gerais. Atuou na Educação Básica de 1986 a 1999. Desde 1994 é professora no Ensino Superior, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, atuando também: 1998 a 2005 no Programa de Assessoria Pedagógica Institucional; 2006 a 2008 - Coordenadora do Programa de Iniciação Científica; 2009 - Coordenadora do Programa de Extensão; 2010 a Atual - Coordenadora de Pós-graduação Lato Sensu; 2015 a Atual - Coordenadora de Mobilidade Estudantil. 2013 a Atual - Conselheira do Conselho Regional de Educação Física do Estado de Minas Gerais- CREF6. 2018 a Atual - integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ? BASis (PORTARIA N 366, DE 04 DE MAIO DE 2018). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na dança, no desenvolvimento motor da criança e do adolescente, na educação ambiental e sociologia do desporto.



Maurício Sérgio Sousa e Silva

Advogado, Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros, Pós Graduado em Direito Econômico e Empresarial, MBA em Gestão Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Possui experiência na administração de diversas empresas em vários ramos de atividade. Atualmente é Superintendente da Santa Casa de Montes Claros.



Márcia Veiga

Professora, Pedagoga, Especialista em: Gestão Escolar (UFOP) Gestão da educação Municipal(UFV); projetos Sociais (UFMG); Consultora Educacional - AcorDar empreendimentos Educacionais.

Para mais informações, consulte: https://br.linkedin.com/in/m%C3%A1rcia-veiga-34734535



Profa. Ms. Mônica Vieira (DF)

Mestre em Educação Física e Desporto com ênfase em Avaliação das Atividade Físicas e Desportivas - UTAD/Portugal. Especialista em Ginástica de Academia pela FUNORTE/MG e Graduada em Educação Física pela UNIPÊ/PB. Tem formação e experiência na área de Gestão e Organização de Eventos Esportivo, Gestão de Academias, bem como nas áreas de Recreação e Lazer, Educação Física Escolar e Atividade Física na promoção da saúde. Formação em Metodologia de Ensino a Distância pela Universidade Estadual de Minas Gerais - Unimontes. Há mais de 20 anos trabalha com eventos na área da Educação Física - esportivos e científicos, nacionais e internacionais.



Patricia Paranhos Vieira

Profissional de Educação Física, Faixa Preta 1 grau de Jiu- jitsu, Faixa Preta e Professora de Sanda (ASTBR / CBKW), Praticante desde 2002, em sua carreira esportiva conquistou títulos no âmbito Estadual, Nacional e Internacional. Foi integrante da Seleção Brasileira de Kung Fu Wushu pela modalidade de Sanda (Boxe Chinês).Como profissional de Educação Física atua na área desde 2004, com atuação no setor do esporte, atuação no serviço coletivo e personalizado (presencial residencial, academias, clubes e online), no setor da Saúde trabalhou no NASF do município Ipatinga/MG (2009 - 2014), Servidora Concursada da Assistência Social do Município de Coronel Fabriciano em Minas Gerais, atuando no Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (2016 até o momento).



Prof. Dr. Raphael Augusto Teixeira de Aguiar

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Saúde Pública também pela UFMG (2003) e doutorado em Educação pela mesma universidade (2010). Atualmente é professor adjunto A do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, coordenador acadêmico do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (NESCON/UFMG), membro titular da Câmara Departamental do Departamento de Medicina Preventiva e Social e membro da Câmara Técnica de Atenção Básica e Saúde Coletiva da Comissão Nacional de Residência Médica.Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em políticas de saúde e planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Básica, Recursos Humanos em Saúde, Ensino Médico e educação a Distância. /// Medical Doctor (Universidade Federal de Minas Gerais, 1999); MSc in Public Health (Universidade Federal de Minas Gerais, 2003); PhD in Education (Universidade Federal de Minas Gerais, 2010). Adjunct professor at Faculty of Medicine (Universidade Federal de Minas Gerais) since 2014. Has experience in Public Health, eLearning, Medical Education, Health Human Resources and Primary Health Care.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/9321472507252450



Profa. Renata Figueiredo Cotta

Licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista de atividades motoras em academias e marketing esportivo. Curso de gestores do SUS em Promoção de Saúde. Professora, atuou na coordenação e como referência técnica regional das Academias da Cidade / Saúde de Belo Horizonte. Atua como técnica superior de saúde da Academia da Cidade São Geraldo de Belo Horizonte. Personal Trainer.Terapeuta Holística.Programação Neurolinguística. Formação em Mindfulness. Instrutora de Lian Gong em 18 Terapias. CREF: 0389-G/MG

Para mais informações, consulte: Email: renatafcotta@gmail.com



Ricardo Cacau Melo

Secretário de Governança da Saúde do Município de Coronel Fabriciano, período de jan/2017 a atual. Bacharel em Química, Universidade Federal de Viçosa, Janeiro/94. Pós-Graduação – Especialização “Gestão Ambiental, UCAM-Universidade Candido Mendes, agosto/12”. Servidor Público desde 1996. Membro da Comissão dc Planificação da Atenção à Saúde do SUS/COSEMS

Para mais informações, consulte: ricardo.cacau@fabriciano.mg.gov.br



Prof. Dr. Rodrigo Vanerson Passos Neves

Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2010), Especialização em Fisiologia do Exercício (2011) e Atividade Física Adaptada para a Saúde e Grupos Especiais (2012) ambos pela Universidade Gama Filho, Mestre em Medicina Translacional pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Laboratório de Óxido Nítrico e Estresse Oxidativo - Bolsista REUNI-CAPES). Doutorando em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília - UCB (Laboratório de Biologia Molecular do Exercício - Bolsista PROSUC-CAPES). Faz parte do Grupo de Estudos em Treinamento de Força na Saúde e Reabilitação e, do Grupo de Estudos em Fisiologia do Exercício e Biologia Molecular Aplicados à Saúde e Doença da Universidade Católica de Brasília. - UCB. É integrante da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Católica de Brasília desde o primeiro semestre de 2018. Área de atuação relacionada ao exercício físico: Hipertensão Arterial, Obesidade, Envelhecimento, Diabetes, Doença Renal Crônica e Suplementação de L-arginina na Doença Renal Crônica. Além disso, investiga o efeito dose-resposta do exercício físico sobre o estresse oxidativo e o perfil inflamatório em doenças cardiometabólicas.

Para mais informações, consulte: https://www.escavador.com/sobre/3078782/rodrigo-vanerson-passos-neves



Prof. Ms. Rony Las Casas

Mestre em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência – PSPV pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Especialista em Atenção Básica em Saúde da Família pela Faculdade de Medicina da UFMG; Especialista em Treinamento de Força em Musculação EEFFTO - UFMG; Especialista em Síndrome da Dominância Muscular - SDM – NEF; Graduado em Bacharelado e Licenciatura no curso de Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH; Professor na Faculdade ÚNICA de Contagem no Curso de Educação Física e Enfermagem - UNICA; Professor na Universidade Federal de Minas Gerais no Curso de Medicina – UFMG; Consultor do Ministério da Cidadania – Secretaria Nacional de Esportes, Lazer e Inclusão Social – SNELIS - Diretoria de Esportes Participação. Experiência em políticas públicas de saúde, gestão, planejamento e monitoramento de políticas de promoção de saúde, esportes e lazer, ações de prevenção de doenças, promoção da saúde, saúde coletiva, vigilância em saúde, vigilância epidemiológica e enfrentamento do comportamento sedentário: exercício físico de qualidade e alimentação saudável.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/5102227864738241



Saraiva Felipe

Ministro da Saúde no Governo presidente Luís Inácio Lula da Silva; Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais de 1991 a março de 1994, conforme ato do Governador de Estado, Hélio Carvalho Garcia; Secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. Período 17/03/89 a 14/03/90; Secretário Nacional de Serviços Médicos do Ministério da Previdência e Assistência Social.Período: 16/04/85 a 28/07/88; Diretor do Centro Regional de Saúde de Montes Claros (SES-MG), e coordenador do Projeto de “Sistema Integrado de Prestação de Serviços de Saúde do Norte de Minas”, conforme ato do Governador de Estado, Antônio Aureliano Chaves de Mendonça. Período : 19/08/77 a 20/08/82; Secretário Municipal de Saúde e Ação Social de Montes Claros. Período: fevereiro de 1983 a março de 1985.



Prof. Dr. Severino Leão de Albuquerque Neto - UCB (DF)

Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília - UCB; Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto/PT; Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Graduado em Educação Física (Licenciatura) pelo UNIPÊ/PB. Atualmente é professor do Curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília – UCB. Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) e Supervisor da Empresa Junior no Curso de Educação Física da UCB. Tem ainda, experiência com Ensino a Distância (EAD), inclusive na elaboração de disciplinas nesta modalidade. Foi gestor de cursos de Educação Física em quatro instituições de ensino superior: Funorte/Montes Claros/MG; UNIVERSO/Belo Horizonte/MG; FIP/Patos/PB e Universidade Católica de Brasília/UCB/DF.



Prof. Ms. Tasso Coimbra Guerra

Possui mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2002). Atualmente é professor e coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Medidas e Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento, estado nutricional e composição corporal.



Profa. Dra. Thatiana Maia Tolentino

Doutora em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília- UCB. Graduada em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes. Membro do Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte/Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia-GIPESOM. Linhas de pesquisa de interesse: promoção da saúde, atividade física, projetos sociais, comportamento de risco, psicologia do esporte, bem estar, autoestima, depressão, perfil psicológico de gênero, imagem corporal, corpo e mídia.

Para mais informações, consulte: http://lattes.cnpq.br/5098938172389855



Prof. Dr. Thiago dos Santos Rosa

Possui graduação em Licenciatura (2006) e Bacharelado (2007) em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (Laboratório de Animais Transgênicos e Proteínas Recombinantes - Laboratório de Biofísica UMC/UNIFESP -2009 - Bolsista PROCAD-CAPES). Doutorado pelo departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Medicina Translacional - 2014 - Bolsista REUNI-CAPES). Pós-Doutorado pela Universidade Católica de Brasília (UCB) (2014 a 2018). É Coordenador do Laboratório de Exercício e Doenças Crônicas (LeDoc) na Universidade Católica de Brasília (UCB). Coordenador do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Treinamento Físico Aplicado à Saúde e Alto Rendimento (UCB). Membro da Comissão de Ética no Uso de Animais- (UCB). Coordenador do Laboratório de Imunogerontologia e Biologia Molecular do Exercício (UCB). Professor dos cursos de Graduação da Escola de Saúde e do Programa de Pós-graduação em Educação Física Stricto Sensu na Universidade Católica de Brasília. Área de interesse: Efeito dose-resposta do exercício físico e nutrição sobre o estresse oxidativo e inflamação na síndrome metabólica e doença renal crônica.



Prof. Ulisses Luciano Marangon Marques

Diretor de Esportes da Secretaria de Governança da Saúde e Esporte Coronel Fabriciano, Coordenador do Programa Mexa-se Fabriciano, Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2000), Especialização pela Universidade Veiga de Almeida (2001), em Fisiologia e Biomecânica do Movimento. Atualmente é Coordenador de Esportes do Colégio São Francisco Xavier e Professor da Universidade Presidente Antônio Carlos.

Para mais informações, consulte: Email: ulissesmarangon@gmail.com



Realização


Participação






Apoio:

Grupos de Pesquisa: